Como usar o Google Scholar para encontrar literatura acadêmica

Como usar o Google Scholar para encontrar literatura acadêmica

O Google Acadêmico é um mecanismo de pesquisa gratuito na Web que indexa literatura acadêmica em texto completo e metadados em uma variedade de disciplinas e formatos de publicação. O serviço foi projetado para facilitar a localização da literatura acadêmica que você está procurando. Existem vários fatores que contribuem para os resultados que você encontra no Google Acadêmico.

A literatura cinzenta domina os resultados de pesquisa do Google Acadêmico

A literatura cinzenta inclui uma ampla gama de documentos que não são publicados, regulamentados por organizações comerciais ou de qualidade suficiente para serem preservados por bibliotecas. Esses documentos são muitas vezes difíceis de localizar e recuperar. No entanto, futuros desenvolvimentos em tecnologia tornarão mais fácil identificar, acessar e incorporar esse tipo de literatura em publicações acadêmicas.

Alguns autores afirmam explicitamente que incluem literatura cinza em sua revisão. Embora essa prática limite o escopo de um trabalho de pesquisa, ela pode ampliar a compreensão de um pesquisador sobre um tópico. Além disso, pode representar um estudo incompleto ou piloto. No entanto, alguns autores optam por incluir a literatura cinzenta em suas revisões porque sentem que adiciona uma perspectiva valiosa.

No entanto, a literatura cinzenta nem sempre é tão relevante quanto a literatura branca. O uso da literatura cinzenta em publicações acadêmicas tem aumentado, e as revisões sistemáticas da literatura em Engenharia de Software estão aumentando. No entanto, a extensão em que essas revisões são usadas não é clara. Os pesquisadores podem pedir a especialistas na área que forneçam literatura relevante. Alguns especialistas também podem conhecer sites especializados. Da mesma forma, os pesquisadores podem solicitar a opinião de estudiosos da sustentabilidade. No entanto, as respostas desses estudiosos podem ser decepcionantes. Isso pode indicar que o campo ainda não está maduro e que mais pesquisas são necessárias.

A quantidade crescente de literatura cinzenta pode ser um desafio para os pesquisadores acadêmicos categorizarem. Os resultados de uma pesquisa de literatura cinzenta podem ser muito diversos para reprodutibilidade. Isso significa que um pesquisador deve manter um diário de pesquisa e registrar todas as suas pesquisas. No entanto, esses requisitos são mais gerenciáveis ​​quando o pesquisador segue um processo de revisão sistemática. Isso inclui o uso de critérios mais rigorosos para encontrar as fontes relevantes.

Resultados duplicados

Você pode encontrar resultados duplicados do Google Acadêmico, mesmo que seu termo de pesquisa seja único. Isso acontece quando a mesma citação é listada duas vezes na mesma fonte. Por exemplo, se você pesquisar o nome de um pesquisador e ele aparecer no PubMed e no Google Scholar, você receberá um resultado com dois autores diferentes. Embora o Google Acadêmico tente desduplicar os resultados, às vezes há várias fontes para o mesmo artigo de pesquisa. Nesses casos, você deve realizar uma segunda pesquisa para obter resultados mais precisos.

O algoritmo de desduplicação é baseado em uma abordagem heurística. Seu objetivo é maximizar a recuperação de registros duplicados, minimizando a chance de falsos positivos. Ele foi criado iterativamente e testado em um conjunto de dados de referência de 1.988 citações. Os pesquisadores então ajustaram o algoritmo para corrigir erros que foram identificados durante a primeira iteração do algoritmo, como variações nos nomes dos autores, números de páginas ou nomes de periódicos.

Usando uma estratégia de busca de vários arquivos no Ovídio, identificamos 1.178 citações nos resultados. Usando o Ovid Embase, o padrão ouro do Ovid, conseguimos excluir 91 resultados duplicados e nenhum falso positivo. A mesma estratégia foi usada para criar amostras de citações para nosso estudo.

Falta de catalogação por profissionais

Pesquisadores há muito reclamam da falta de catalogação profissional no Google Acadêmico. O problema é que os motores de busca não pegam todos os registros. O Google Acadêmico descarta registros se forem únicos. A falta de catalogação não se limita aos periódicos acadêmicos. Ele também tem problemas com registros correspondentes.

O presente estudo visa estabelecer até que ponto o estereótipo de Clarkson é verdadeiro para bibliotecas especiais. Os resultados sugerem que ainda há uma grande necessidade de catalogação profissional. Isto é especialmente verdadeiro para bibliotecas acadêmicas. Alguns bibliotecários pretendem catalogar novos itens no dia em que são recebidos.

Outro problema com o Google Acadêmico é que falta transparência sobre sua coleção. Isso significa que pesquisadores externos não podem saber a qualidade das fontes que encontram. Como classifica os artigos por número de citações, é difícil dizer se são confiáveis ​​ou não. Além disso, o sistema de classificação é suscetível à manipulação, o que significa que os principais resultados podem não ser as melhores ou mais relevantes fontes.

Embora o Google Acadêmico seja uma boa opção para análise de citações, ele não pode ser um substituto completo para catálogos de bibliotecas e bancos de dados especiais de abstração e indexação. No entanto, pode ajudar as bibliotecas a alcançar novos públicos e fornecer recursos de qualidade durante o processo de busca online. O estudo também destaca seus pontos fracos.

Falta de capacidade de pesquisar em várias disciplinas

Embora a funcionalidade de pesquisa seja suficiente para artigos em repositórios de Acesso Aberto, como QUT ePrints, a cobertura de outros campos do Google Scholar é menos que ideal. Ele não permite que os usuários refinem os resultados da pesquisa com base em campo, formato ou revisão por pares. Além disso, há um conjunto limitado de opções de filtragem.

Além disso, o Google Acadêmico não permite que os usuários exportem resultados, incluindo revisões sistemáticas. Se você fizer download de resultados em massa, poderá ser bloqueado do programa – uma tentativa de impedir a engenharia reversa do sistema. Essas limitações afetam pesquisadores com recursos limitados. O Google Acadêmico tem um longo caminho a percorrer antes de se tornar um banco de dados de pesquisa acadêmica verdadeiramente abrangente.

Apesar de seus muitos benefícios, o Google Acadêmico ainda não tem a capacidade de pesquisar em várias disciplinas. Além disso, não tem a capacidade de reordenar os resultados da pesquisa, permitindo que os pesquisadores percebam documentos relevantes e mais antigos com mais facilidade. A falta desse recurso é uma séria limitação.

Outra limitação do Google Acadêmico é que ele não distingue publicações acadêmicas daquelas não avaliadas por especialistas. O banco de dados inclui trabalhos publicados por editores acadêmicos, sociedades profissionais e sites públicos. Ele também contém patentes e pareceres judiciais. Além disso, o Google Acadêmico não está disposto a divulgar quais documentos ele rastreia.

Como usar o Google Acadêmico

 

O primeiro passo para usar o Google Acadêmico é se inscrever em uma conta do Google. O processo é simples e vinculará o Google Acadêmico às suas outras contas do Google. A partir daí, você pode usar a barra de pesquisa para encontrar artigos e navegar por eles. Você também pode usar o recurso Biblioteca ou acessar o site no modo de navegação anônima. Depois de se inscrever, você pode começar a explorar o mundo da bolsa de estudos. Para aproveitar ao máximo seus novos conhecimentos, aqui estão algumas dicas para usar e um guia passo a passo completo de como usar o  Google Acadêmico.

Artigos relacionados

O Google Acadêmico tem uma opção chamada Artigos Relacionados, que permite navegar por artigos semelhantes relacionados ao artigo atual. Esses resultados aparecem na parte inferior dos resultados da pesquisa. Os artigos relacionados geralmente são úteis em uma revisão de literatura, na construção de uma bibliografia ou em outro projeto acadêmico. O link Artigos Relacionados também está disponível para outros sistemas de gerenciamento de conteúdo.

O Google Acadêmico funciona rastreando páginas da web para identificar novos conteúdos, dados bibliográficos, referências e outras informações. Ele pode encontrar conteúdo em todas as disciplinas acadêmicas, países e idiomas. Ele também usa citações em artigos para encontrar conteúdo relacionado. Como resultado, você pode encontrar artigos relevantes de forma rápida e fácil.

Para usar o Google Acadêmico, você deve ter uma conta do Google. Configurar uma conta do Google é simples. Depois de fazer login na sua conta, você pode ver uma lista de bancos de dados relacionados ao seu tópico de pesquisa. Você também pode configurar alertas de e-mail e exportar sua pesquisa para um arquivo. Esses recursos podem ajudá-lo a obter as informações de que você precisa sem precisar pesquisá-las em toda a web.

Usar o recurso Advanced Scholar Search é uma ótima maneira de restringir os resultados da pesquisa adicionando palavras-chave ou frases específicas à sua pesquisa. Você também pode filtrar os resultados por autor, editor e data. Isso é especialmente útil para profissionais de marketing que desejam se concentrar em áreas específicas de seu setor. Por exemplo, se você for um profissional de marketing do setor de alimentos e bebidas, insira “indústria de alimentos” na caixa de pesquisa de frase. Você receberia artigos relacionados a esse setor, mas nem todos seriam relevantes para sua pesquisa.

O Scholar também oferece várias maneiras de acompanhar novas pesquisas. Por exemplo, você pode configurar alertas de palavras-chave, que o notificam sobre novas publicações relacionadas à sua pesquisa. Você também pode seguir o perfil de um colega para ver pesquisas relacionadas ao trabalho dele. Depois de configurar um alerta, o Acadêmico verificará automaticamente as novas publicações e enviará um e-mail.

Recurso de biblioteca

O recurso Biblioteca do Google Acadêmico permite acessar o texto completo dos artigos. Para acessar esses artigos em texto completo, você precisa ter um cookie válido. Pode levar até 4 semanas para que um artigo seja incluído na Biblioteca. Uma vez incluído, você pode visualizar facilmente o texto completo dos artigos.

Você pode usar o Google Acadêmico para encontrar artigos de diversos tipos de publicações acadêmicas, incluindo artigos de periódicos, títulos de livros e anais de conferências. Também inclui artigos em texto completo de instituições como a Biblioteca da Universidade de Louisville, que assina esses artigos. Você também pode encontrar os artigos de seu interesse por meio do recurso Links da Biblioteca do Google Acadêmico.

Usar o recurso Biblioteca do Google Acadêmico é uma ótima maneira de encontrar materiais acadêmicos e salvá-los para leitura posterior. Há um conveniente botão Minha biblioteca no site do Google Acadêmico e você pode organizar sua biblioteca usando marcadores. Você pode criar rótulos para diferentes categorias, para que possa organizar seus artigos de diferentes maneiras.

O Google Acadêmico também possui um banco de dados subjacente que permite pesquisar literatura acadêmica e sites acadêmicos. Inclui texto completo de muitos bancos de dados individuais da Biblioteca, mas não inclui tudo. Embora o Google Acadêmico seja um excelente ponto de partida, os bancos de dados individuais da Biblioteca são mais abrangentes e fornecem mais informações.

O recurso Biblioteca do Google Acadêmico é uma maneira conveniente de organizar seus resultados e rastreá-los. Você pode encontrar facilmente artigos relacionados à sua área de pesquisa e configurar alertas de citação para receber notificações. Há também uma guia na Biblioteca que permite salvar citações.

Modo incógnito

O Google Acadêmico é uma ferramenta que permite pesquisar artigos que contenham tópicos ou palavras-chave semelhantes. É especialmente útil se você estiver pesquisando um tópico que não foi bem pesquisado. As pesquisas anteriores afetarão os resultados, por isso é importante usar o modo privado ou de navegação anônima para evitar esse problema. Você também pode pressionar Shift + N para abrir uma janela anônima no Windows ou macOS.

O uso do modo de navegação anônima protegerá sua privacidade, impedindo que seu navegador grave suas pesquisas ou preencha automaticamente em sites MILF. No entanto, você deve estar ciente de que seu ISP ainda armazenará uma cópia de suas visitas recentes e consultas de DNS. Além disso, alguns ISPs usarão um servidor proxy para segurança, para que não possam ver seu histórico de navegação. O modo de navegação anônima não armazenará suas pesquisas ou URLs, portanto, verifique se você está navegando em uma rede segura antes de ativar esse modo.

Usar o Google Acadêmico no modo de navegação anônima é útil por vários motivos. Primeiro, você pode salvar os resultados da pesquisa em sua própria biblioteca, se desejar. Você pode criar uma biblioteca com base em tópicos de pesquisa, áreas de estudo e interesses e marcar os resultados apropriados à medida que avança.

Em seguida, você pode clicar em um artigo para acessar artigos relacionados. Isso lhe dará ainda mais material acadêmico. Esta é uma ótima maneira de encontrar mais material para sua pesquisa. Em segundo lugar, citar fontes pode ser tedioso e demorado. No entanto, o Google acadêmico facilitou esse processo com uma série de processos automáticos de citação.

O Google Acadêmico é uma parte importante de sua pesquisa. Esteja você pesquisando um tópico ou realizando uma revisão de literatura, o Google acadêmico é uma ferramenta poderosa para pesquisar informações relevantes. É importante entender os recursos e benefícios do Google Acadêmico para aproveitar ao máximo sua pesquisa.

Fontes:

https://www.congressodolivrodigital.com.br/