Com isso em mente, usamos nossas próprias experiências e as de alunos atuais que conhecemos para oferecer 10 dicas práticas para ajudar você a se concentrar nos estudos. Eles não serão inovadores ou algo que você não tenha ouvido antes. Mas eles funcionam. Só por esse motivo, recomendamos todas essas dicas se você quiser se concentrar mais nos estudos.
Fonte de reprodução: Youtube Conceito Ilustrado
Crie um espaço de estudo
Ter uma mesa ou área de estudo dedicada é a chave para o sucesso. É uma das dicas mais compartilhadas para ajudar você a manter o foco enquanto estuda por um bom motivo. Porque funciona. Reservar uma mesa ou até mesmo uma área de um cômodo puramente para estudo significa que você sempre tem um lugar para ir. Ajuda a criar uma mentalidade.
Como você o monta ou decora depende das circunstâncias e do seu gosto pessoal. A única coisa que ele precisa ser absolutamente reservado para o trabalho. Quando você está na sua mesa, você deveria estar estudando. Com o tempo, essa mentalidade se torna cada vez mais fácil de administrar.
Em breve, sempre que você se sentar à mesa ou naquela parte da sala, sua mente já estará preparada para aprender. Fale com qualquer pessoa que trabalhe em casa ou seja freelancer e eles dirão exatamente a mesma coisa. Reserve um lugar específico para o trabalho para ajudar você a entrar na zona.
Estabeleça uma rotina de estudos
Você já viu um atleta ou esportista se preparando para um evento? Eles tendem a ter uma rotina definida. Alongue-se de uma certa maneira e em uma certa ordem, coloque as meias em um determinado momento, faça uma pequena oração, converse consigo mesmo com os olhos fechados. Você entendeu a ideia. Isso não é superstição, é usar o poder da preparação e de uma rotina.
Uma rotina estabelecida ajuda a preparar a mente e o corpo para o que está por vir. Com o tempo, a rotina se torna uma segunda natureza. A execução dessas etapas o colocará automaticamente em um estado de execução ou, no nosso caso, de estudo.
Mesmo nos dias em que você simplesmente não consegue se concentrar ou focar em nada, o poder da rotina pode ajudar. Como você verá no esporte, as rotinas são individuais e duas raramente são iguais. Monte sua própria rotina e você pode aproveitar o mesmo poder psicológico.
Quer você comece limpando sua área de estudo, fechando a cortina, colocando uma música ou qualquer outra coisa, a rotina é uma força incrivelmente poderosa que você pode aproveitar para seu próprio benefício.
Defina um cronograma de estudos
Gerenciamento de tempo é uma habilidade essencial para estudantes e no ambiente de trabalho. Se você não consegue entregar no prazo, não irá muito longe, não importa quais notas você tire. Alguns alunos gostam de um quadro codificado por cores, destacando todas as suas disciplinas e seções de estudo. Outros gostam de usar um aplicativo de calendário ou um quadro-negro.
Não existe uma maneira “certa” de definir um cronograma de estudos, apenas a maneira que funciona para você. Se você estuda melhor de manhã cedo, priorize suas sessões nesse horário. Marque-as em algum lugar que você possa ver, prepare a área de estudo na noite anterior, estabeleça sua rotina e vá em frente.
Se você prefere usar um aplicativo e está disposto a estudar a qualquer hora do dia, defina sua agenda dessa forma. Se isso ajuda você a trabalhar de trás para frente, partindo dos exames até agora, use isso para programar tempo de estudo suficiente para cada exame. Apenas certifique-se de reservar tempo de inatividade suficiente para aproveitar a vida de estudante e relaxar entre as sessões de estudo.
Compartilhe suas metas, recompensas e cronograma
Em seguida, compartilhe as metas que você definiu, as recompensas que você oferece a si mesmo e sua agenda de estudos com amigos e familiares. Este é um truque psicológico incrivelmente importante.
Se você guarda sua agenda e metas para si mesmo, você só responde a si mesmo. Como espécie, nos tornamos bastante adeptos a justificar qualquer coisa para nós mesmos e sair impunes. Não somos tão hábeis em justificar o fracasso para os outros. Compartilhar seus objetivos e cronogramas de estudo significa que outras pessoas agora sabem o que você pretende alcançar.
Se você falhar, você não apenas responde a si mesmo, mas sabe que os outros também saberão. Nunca subestime o poder de não querer decepcionar! Este é um dos métodos menos utilizados, mas mais úteis, para ajudar você a se concentrar nos estudos!
Estabeleça metas e recompensas
O estabelecimento de metas está em todo lugar. Na escola, em equipes esportivas, no trabalho. Precisamos de algo para almejar e algo para alcançar. Precisamos dessa meta para comparar nossa realização para poder avaliar efetivamente se tivemos sucesso ou não. Estabelecer metas é fácil. Equilibrar uma meta difícil com uma que seja atingível é o que requer prática.
Comece devagar com metas quantificáveis como:
- Estude por duas horas entre 18h e 20h, de segunda a quinta.
- Complete um capítulo de um determinado livro didático por noite.
- Escreva sua redação antes de x hora e na data x.
- Cada uma delas é específica e mensurável. As suas podem diferir desta, é claro, mas essas metas devem lhe dar uma ideia de como adquirir o hábito.
- Não se esqueça das recompensas também.
- Nossos cérebros são programados para recompensas, e é por isso que a gamificação é uma força tão poderosa.
Use uma configuração semelhante para metas, como:
- Estude por duas horas entre 18h e 20h de segunda a quinta e assista Netflix por duas horas depois.
- Complete um capítulo de um determinado livro por noite e depois tome um macchiato no café da universidade.
- Escreva sua redação antes de x hora na data x e vá às compras e compre algo legal no dia seguinte.
Novamente, isso deve ser individual para você, mas você entendeu a ideia.
Elimine distrações
Distrações estão por todo lugar. Pessoas passando pela sua porta, jogando futebol lá fora, música do quarto ao lado, fome, mídia social… o que você quiser. Uma maneira de se concentrar nos estudos é eliminar o máximo de distrações possível durante o tempo de estudo. Para alguns, isso significa trancar a porta, colocar uma placa de “não perturbe” do lado de fora, colocar fones de ouvido e estudar.
Para outros, será desligar o telefone, acender uma vela, fechar as cortinas e acender uma luz de leitura. A chave aqui é eliminar coisas que distraem você. Como todos nós somos distraídos por coisas diferentes, exatamente o que essas coisas são vai diferir. Mas recomendamos que todos desliguem seus celulares ou pelo menos os coloquem no modo silencioso!
O tempo de inatividade também é tempo produtivo
Muitas vezes há um elemento de culpa por gostar de ser um estudante. Por passar tempo com amigos, por estar no pub ou no parque em vez de estudar. Não se sinta culpado. Se ficar muito pesado, você vai precisar se concentrar novamente nos estudos. No entanto, ser um estudante envolve todos os tipos de aprendizado e apenas parte dele vem dos livros.
Além disso, o tempo de inatividade é um tempo de descanso. Uma chance para seu cérebro processar o que aprendeu e memorizar. A chave é o equilíbrio. Tempo de inatividade suficiente para descansar e aproveitar ser um estudante, mas não tanto a ponto de se tornar improdutivo e ficar para trás.
Dormir ajuda você a aprender
Assim como o tempo de inatividade ajuda seu cérebro a processar as informações que você absorveu, o sono faz isso de forma multiplicada. O sono é essencial. Simplesmente não podemos exagerar a importância de um bom sono. O segredo é qualidade, não quantidade. Dormir 15 horas por dia não é bom para ninguém. Mas dormir 7-8 horas ininterruptas é o santo graal do sono.
Você acorda descansado, terá absorvido as lições do dia anterior e estará pronto para mais. Seja sensato com telas, use protetores de ouvido se seu quarto for barulhento, faça um pouco de exercício antes de dormir, não tome café cinco horas antes de dormir e não coma muito antes de dormir. Todos podem ajudar a proporcionar um sono de qualidade.
Alimente seu cérebro
Nenhum aluno teve uma boa dieta. Mesmo aqueles que estudam medicina ou nutrição têm hábitos alimentares duvidosos. Mas não podemos recomendar uma boa dieta o suficiente. Realmente não há desculpas agora, não com caixas de refeição, vídeos do Joe Wicks, entregas de comida e todas as opções de comida que temos. Comida é combustível.
Coloque combustível ruim e você obterá lixo. É uma afirmação simples, mas resume a alimentação e a importância da nutrição melhor do que qualquer ensaio ou postagem de blog. Quanto mais frutas e vegetais frescos você puder comer, melhor. Quanto mais você se hidratar com água, melhor.
Estude com amigos
Nossa dica final sobre como focar nos estudos é sobre compartilhar a experiência. Estudar pode ser um empreendimento solo. Sentado no seu quarto com a porta fechada, batendo nos livros. Não precisa ser assim. Grupos de estudo, clubes do livro, sessões de estudo intensivo ou qualquer outra atividade que sua universidade esteja realizando pode ajudar.
Assim como pode ser pareado com alguns amigos no mesmo curso e estudar como um empreendimento conjunto. Você vai querer um tempo sozinho, mas o tempo de estudo compartilhado também pode ser incrivelmente produtivo. Vocês podem trocar ideias, ajudar um ao outro com problemas e, em geral, incentivar um ao outro a atingir seus objetivos.
Jornalista e Redator do Concursos Brasil 2021