Comparação das 7 principais plataformas de transmissão ao vivo: o que você precisa saber [atualização de 2020]
Pesquisar plataformas de transmissão ao vivo pode ser complicado, pois há muitos fatores a serem considerados ao procurar a melhor solução para você ou sua organização.
Se você está lendo isso, é provável que esteja avaliando suas opções para saber se vale a pena pagar por uma solução de transmissão ao vivo. Você quer um serviço de transmissão ao vivo que possa crescer e escalar de acordo com suas necessidades, tenha todos os recursos que você deseja e não ultrapasse seu orçamento – é pedir muito?
Como sempre, estamos aqui para ajudá-lo a resolver o problema e esclarecer o que é importante para o seu negócio quando se trata de encontrar a solução certa de transmissão ao vivo. Aqui está nossa plataforma de transmissão ao vivo atualizada e comparação de preços.
O que considerar ao selecionar uma plataforma de transmissão ao vivo
Se você estiver usando vídeo para comunicações comerciais internas , como reuniões ao vivo, todos os assistentes , integração remota ou treinamentos, é essencial que a plataforma de vídeo escolhida mantenha seu conteúdo (e usuários) seguro. Se você está aproveitando o vídeo como uma ferramenta de marketing eficaz, certifique-se de entregar o conteúdo onde e como quiser, dentro da experiência de marca da sua empresa.
Recursos importantes para transmissão ao vivo para empresas — como privacidade, autorização, personalização, restrições de incorporação e segurança — ajudam a definir o conteúdo que você transmite e o público que assiste aos seus eventos ao vivo e sob demanda. As empresas que desejam marcar seu conteúdo, por exemplo, precisarão da capacidade de rotular os players da Web, remover o logotipo de uma plataforma de sua página e incorporar os vídeos em suas próprias páginas de destino.
É claro que suas necessidades variam, mas aqui estão alguns fatores a serem considerados ao conduzir uma comparação de plataforma de transmissão ao vivo:
- Autenticação: como meu público pode acessar o conteúdo de vídeo com segurança (e como podemos garantir que ele será dimensionado)?
- Autorização: como minha equipe pode gerenciar seu conteúdo de vídeo? Que permissões eles têm?
- Personalização: como posso garantir que a marca da minha empresa estará na frente e no centro quando as pessoas assistirem ao meu vídeo?
- Preço: o valor que estou obtendo vale o custo?
À medida que a transmissão ao vivo se tornou mais onipresente, também surgiram as opções “DIY”, como YouTube Live, Facebook Live, Periscope e Instagram Live. Abordaremos essas opções neste artigo, mas vale a pena notar que, em geral, elas serão pálidas em comparação com muitas dessas plataformas. As ferramentas gratuitas de transmissão ao vivo destinam-se a consumidores, não a empresas. Eles são criados com a intenção de colocar o espectador em primeiro lugar, muitas vezes forçando os criadores a fazer malabarismos com várias plataformas para gerenciar seu conteúdo e distribuição de vídeo.
Se você tiver necessidades mais profundas do que apenas ir ao vivo para um público externo, se suas apostas forem maiores e você não puder ter nenhum tempo de inatividade, se precisar de um player de vídeo de marca branca, independente de plataforma, precisará investir em um mais plataforma robusta de transmissão ao vivo.
Vamos recapitular alguns dos prós e contras dos maiores jogadores no espaço profissional de transmissão ao vivo.
Comparação de plataforma de transmissão ao vivo
1. Vimeo
Seríamos negligentes em não incluir uma menção à nossa solução de transmissão ao vivo , certo? Hoje, o Vimeo tem várias soluções para ajudar as empresas a obter o que precisam com vídeo, independentemente da estratégia ou infraestrutura.
Lançado em 2019, o Vimeo Enterprise é a mais recente adição à nossa família de produtos, oferecendo ainda mais segurança e recursos exclusivos que atendem às necessidades de médias e grandes empresas. O Vimeo Enterprise leva o que nossos 90 milhões de membros já conhecem e amam no Vimeo — como um reprodutor bonito e de marca e incorporação personalizada — com segurança adicional e recursos que as empresas precisam para escalar e crescer, incluindo:
- Autenticação de logon único
- Transmissão ao vivo para proteger as páginas do Showcase
- Análise no nível do usuário
- Serviços de produção ao vivo
- Suporte empresarial dedicado e gerenciamento de contas
- Garantias de tempo de atividade e SLAs
Se o seu negócio requer funcionalidade avançada, como múltiplos streams simultâneos, bloqueio geográfico e restrição de IP (segurança e gating), monetização, acesso à API ou eCDN, o Vimeo Livestream pode ajudar.
E, se tudo isso parece um pouco demais para você, nossa assinatura do Vimeo Premium inclui transmissão ao vivo ilimitada, sem alguns dos sinos e assobios mais avançados. Quaisquer que sejam suas necessidades, ficaremos felizes em determinar qual opção é melhor para você.
Quer ver o produto ao vivo? Confira como transmitir ao vivo com o Vimeo todas as terças-feiras durante nossa demonstração semanal.
2. Vídeo do IBM Cloud
O IBM Cloud Video, anteriormente Ustream, oferece soluções de streaming e vídeo ao vivo com todos os tipos de recursos avançados. As assinaturas Silver, Gold e Platinum, que variam de US$ 99/mês a US$ 999/mês, são baseadas em parte nas “horas do visualizador” ou quanto tempo os usuários passam assistindo ao seu conteúdo. Se você ultrapassar o número alocado de horas de visualização, taxas adicionais serão cobradas.
Isso significa que, se o seu evento durar mais do que o esperado ou for mais popular do que o esperado, provavelmente haverá uma taxa adicional. Para organizações maiores que realizam reuniões municipais ou procuram promover o anúncio de um novo produto, esses excedentes podem ser uma surpresa indesejável – e cara. Felizmente, as ofertas corporativas do Vimeo não incluem nenhum excedente, criando um modelo de preços previsível, para que você saiba o que está pagando antecipadamente.
O IBM Cloud Video oferece autorização de usuário (conexão única) e proteção por senha de eventos, para ajudar a manter seu conteúdo de vídeo confidencial seguro, bem como suporte dedicado e serviços de produção, caso você precise de uma ajuda extra virtualmente ou durante um evento . No entanto, o IBM Cloud Video não oferece treinamento prático e pessoal para sua equipe, portanto, a menos que você já tenha especialistas em vídeo na equipe, terá que aprender os procedimentos por conta própria.
3. Brightcove
A Brightcove, sediada em Boston, continua a apostar no espaço de vídeo com a aquisição em 2018 dos negócios de plataforma da Ooyala. Hoje, a Brightcove aborda três áreas principais para sua estratégia de negócios: comunicações corporativas, marketing e monetização.
Suas soluções corporativas oferecem muitos dos mesmos recursos do Vimeo Enterprise , incluindo transmissão ao vivo, galerias de vídeo de marca, SSO e restrição de domínio. Uma ressalva notável é se sua organização é nova em transmissão ao vivo e deseja suporte de produção prático – seja fornecendo os switchers e codificadores ou configurando um evento com várias câmeras – você terá a tarefa de fazer isso sozinho ou contratar vários externos freelancers para produzir um evento para você. O Vimeo Enterprise inclui acesso exclusivo aos nossos premiados serviços de produção ao vivo e treinamento para um evento sem falhas de qualquer tamanho
4. Panopto
Fundada em 2007, a Panopto opera em cinco cidades ao redor do mundo com cerca de 100 funcionários e se orgulha de ser líder em gerenciamento de conteúdo de vídeo. Essa distinção nos leva prontamente ao ponto crítico: a transmissão ao vivo não é o pão com manteiga. O gerenciamento de ativos de vídeo é. Ouvimos dizer que algumas empresas optam por usar o Panopto como um CMS de vídeo, mas pagam por um serviço separado para transmissão ao vivo confiável – não é uma solução ideal para dimensionar negócios enxutos.
Além disso, se a autorização estiver em primeiro lugar, a implementação do logon único parece bastante técnica, com guias de ajuda com quase 1.600 palavras e várias etapas. Tal como acontece com outros serviços de streaming nesta lista, o Panopto não oferece serviços de produção ao vivo, novamente deixando você com seus próprios dispositivos para coordenar um evento sem falhas.
Mesmo que o streaming de vídeo sob demanda seja de maior importância para o seu negócio, o Panopto carece de recursos que possam ajudá-lo a aproveitá-los melhor. Ferramentas como captura de e-mail ou cartões não estão disponíveis, por exemplo. Isso significa que, se você deseja criar uma frase de chamariz pós-evento ou usar seu vídeo para geração de leads, precisará encontrar outras soluções alternativas.
5. Caltura
A Kaltura se estabeleceu no espaço de vídeo há mais de uma década por ser de código aberto, o que significa que os desenvolvedores podem torná-lo próprio e expandi-lo livremente. Embora o código aberto signifique mais personalização, também requer mais conhecimento técnico para colocá-lo em funcionamento.
Olhando para personalizar o seu jogador? É possível com Kaltura, mas requer conhecimento de codificação CSS. A personalização do player do Vimeo é construída diretamente em nossa plataforma, com uma interface amigável de alguns botões de alternância e seleção de paleta de cores para torná-lo seu.
Ouvimos dizer que o suporte também pode ser um sucesso ou um fracasso. De acordo com seu site, a Kaltura oferece uma base de conhecimento, um portal de aprendizado em vídeo e um centro de suporte baseado em tickets. Quando os maiores momentos da sua empresa estão em jogo, colocar suas dúvidas ou preocupações em uma fila não é uma opção. As ofertas corporativas do Vimeo incluem suporte de alto nível que você espera e merece, de nossa crescente equipe de humanos amigáveis.
6. Qumu
A Qumu se orgulha de oferecer um CMS integrado para transmissão sob demanda e ao vivo. Embora sua tecnologia seja poderosa, a Qumu está fortemente alinhada apenas aos casos de uso de comunicações internas . Se você está procurando uma solução completa e completa para todas as suas necessidades de negócios — tanto internas quanto externas — a Qumu provavelmente não fará o corte.
A parceria com um serviço como o Qumu também pode exigir a implantação de hardware em sua própria rede interna, o que cria uma barreira bastante alta para entrada e implementação. Esse processo não é apenas caro, mas também leva um bom tempo para ser implementado.
Além do mais, criar uma experiência de visualização de marca não é viável com o Qumu, pois rotulagem branca, proteção por senha, marca personalizada ou incorporação de vídeos com restrições de domínio não estão disponíveis. Além disso, recursos como captura de e-mail e CTAs de vídeo também não são integrados.
Se você deseja usar o vídeo em seu marketing e comunicações externas (se ainda não faz parte de sua estratégia, deveria fazer!), precisará de uma assinatura e um sistema separados para gerenciá-los. O dobro da implementação, integração, custo e gerenciamento de sistemas para sua equipe de TI. Caramba!
7. DaCast
Uma opção mais básica para transmissão ao vivo para empresas, o DaCast oferece gerenciamento de vídeo e soluções de transmissão ao vivo com menos sinos e assobios. O que você economizará em dinheiro, perderá com soluções de nível empresarial, como SSO, eCDN e recursos de segurança rígidos. O DaCast oferece opções de personalização, embora apenas por meio de sua API, adicionando um nível de complexidade para as equipes criarem uma experiência de visualização da marca.
Nos últimos anos, as principais plataformas de mídia social democratizaram e mercantilizaram a transmissão ao vivo, com o lançamento do YouTube Live em 2011 e o Facebook, Twitter, Instagram e outros (RIP Meerkat) seguindo o exemplo. Mais recentemente, o LinkedIn também lançou a transmissão ao vivo em sua plataforma, para que empresas e profissionais possam acessar sua rede de maneiras novas e envolventes .
Essas plataformas gratuitas são ótimas para marcas e empresas que desejam mergulhar na lagoa da transmissão ao vivo, mas não são soluções viáveis para escala de longo prazo e crescimento de uma estratégia de vídeo. Porque? Embora a facilidade de uso seja um grande atrativo, com certeza nenhum deles oferece integração ou suporte ao cliente. Se sua equipe encontrar um obstáculo com um evento, você será deixado por conta própria para resolver o problema em tempo real.
Além disso, o streaming só é possível plataforma por plataforma. Isso significa que, se você deseja transmitir para o Facebook e o Twitter ao mesmo tempo, precisará de duas câmeras para transmitir ao vivo de cada dispositivo – criando o dobro do trabalho (ou mais) e uma experiência abaixo do ideal para o on- talentos da tela e espectadores.
Por fim, como em qualquer rede social, os anúncios são abundantes, incluindo anúncios precedentes no YouTube. É um desafio para qualquer organização criar uma experiência de marca para seu público com anúncios interrompendo seu conteúdo.