Você tem um negócio local, um restaurante ou oferece um serviço local e há muito tempo queria saber o que é SEO Local ? O que é tão importante sobre isso e como você pode se beneficiar disso?
Nesse caso, este artigo é ideal para você, porque mostrarei todas as informações importantes sobre ele.
Mais: 10 dicas comprovadas para uma melhor classificação nos resultados de pesquisa local.
Tudo quente e atualizado.
As dicas 1 e 2 são particularmente rápidas e fáceis de implementar e trazem rapidamente os primeiros resultados no ranking. A dica 8 demora um pouco mais, mas é um Turbo Booster de SEO local a longo prazo, e a dica 10 realmente dá um soco .
Vamos começar imediatamente.
Índice
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o essencial em breve
- O SEO local é especialmente importante para empresas com localização local ou oferta regional de serviços . A otimização para pesquisas locais pode ajudar a aumentar a visibilidade em mecanismos de pesquisa como o Google, facilitando a localização de clientes em potencial.
- Hoje em dia, com cada vez mais consultas de pesquisa feitas por meio de dispositivos móveis , o SEO local está se tornando cada vez mais importante. As empresas devem, portanto, prestar atenção a um site otimizado para consultas de pesquisa local e boa usabilidade do smartphone.
- Uma entrada bem mantida do Google Meu Negócio é essencial para uma boa classificação nos resultados de pesquisa local. Todas as informações relevantes devem ser mantidas atualizadas e atualizadas regularmente.
- Além do Google Meu Negócio, as empresas também devem se registrar em diretórios relevantes do setor para aumentar ainda mais sua visibilidade e capacidade de localização para clientes locais.
- Classificações e críticas positivas desempenham um papel importante na obtenção de uma boa classificação de pesquisa local. As empresas devem, portanto, se esforçar para satisfazer sua base de clientes e, assim, receber o maior número possível de avaliações positivas.
O que é SEO local?
O termo SEO local, ou otimização de mecanismo de busca local, significa o procedimento para posicionar um site o mais à frente possível no resultado de pesquisa local de um mecanismo de pesquisa.
Ao fazer isso, é feita uma tentativa de alcançar o melhor posicionamento possível para termos de pesquisa relevantes em uma área específica e limitada localmente e aparecer na primeira página de resultados de pesquisa (SERP) para o usuário.
As medidas de otimização de SEO local direcionadas são usadas para posicionar-se o mais alto possível nos resultados de pesquisa local.SEO local é para todas as lojas e negócios com localização física (como médicos, restaurantes, cabeleireiros, supermercados, etc.) , pintores, etc.), importantes.
De acordo com um estudo do Google, até 2020, mais de 70% das consultas de pesquisa poderão ser feitas por meio de dispositivos móveis . Portanto, o Google classifica as consultas de pesquisa no setor de SEO local como desproporcionalmente importantes .
Principais estatísticas locais de SEO
Fonte: Ahrefs See More
- 30% de todas as pesquisas móveis estão relacionadas à localização. (Pense com o Google)
- 76% das pessoas que usam o smartphone para pesquisar algo nas proximidades visitam uma loja em um dia. (Think With Google) buscas de smartphones SEO locais
- 28% das buscas por algo próximo resultam em uma compra. (Think With Google)
O Yelp aparece nos cinco principais resultados de pesquisa para 92% das consultas na web do Google que incluem uma cidade e uma categoria de negócios. (Giz Fresco) - 54% dos usuários de smartphones pesquisam o horário comercial e 53% as direções para uma loja local. (Pense com o Google)
- Cerca de 45% dos compradores em todo o mundo compram online e depois retiram os produtos na loja. (Pense com o Google)
- As pesquisas móveis “onde comprar” + “perto de mim” aumentaram mais de 200% entre 2017 e 2019. (Pense com o Google)
- As pesquisas móveis por “loja aberta perto de mim” (por exemplo, “mercearia aberta perto de mim”) aumentaram mais de 250% de 2017 a 2019. (Pense com o Google)
- As buscas móveis por “à venda” + “perto de mim” (por exemplo, “pneus à venda perto de mim”) aumentaram mais de 250% ano a ano de 2017-2019. (Pense com o Google)
Por que o SEO local é importante?
Pesquisas relacionadas localmente tornaram-se parte da vida cotidiana nos dias de hoje. Principalmente quando o smartphone está sempre à mão .
Na era dos smartphones, o SEO local é obrigatório para todas as empresas com localização fixa.Em 2015 , um estudo do Google chegou às seguintes conclusões:
- Nove em cada dez consumidores usam mecanismos de busca para procurar serviços, avaliações e/ou produtos próximos a eles.
- Especialmente quando você está em trânsito, as consultas de pesquisa relacionadas localmente são particularmente comuns.
- Nesta ocasião, a maioria dos usuários procura por direções, endereços comerciais e horários de funcionamento.
- Os consumidores que usam seus smartphones para pesquisar serviços ou produtos em sua área geralmente estão prestes a tomar a decisão de compra.
A maioria dos usuários insere consultas de pesquisa específicas ao procurar informações sobre provedores de serviços locais em seu mecanismo de pesquisa favorito. Quase nenhuma pesquisa de uma palavra é enviada. Por outro lado, é mais comum que as palavras-chave selecionadas sejam complementadas com o nome da cidade ou bairro desejado e, assim, tornadas mais concretas.
Quem pode se beneficiar do SEO local?
Todas as empresas com localização fixa (loja, escritório, filial, etc.) se beneficiam do SEO Local – independentemente do tamanho ou setor da empresa. A única coisa que você precisa é de um local fixo que possa ser visitado pelos clientes ou de onde você ofereça seu serviço. Se for esse o caso, o SEO local também faz sentido.
O SEO local é uma ótima oportunidade para empresas com localização local ou oferta regional de serviços.Os usuários há muito reconhecem as possibilidades da busca local. Por exemplo, se você estiver procurando por um restaurante italiano ou clínico geral nas proximidades, o mecanismo de pesquisa do Google é o primeiro porto de escala.
79 por cento de todos os proprietários de smartphones na Alemanha usam seus smartphones para consultas de pesquisa. Em particular, os turistas ou aqueles que não conhecem a área usam seus telefones celulares para pesquisas locais. Isso também dá às lojas escondidas nas principais ruas comerciais uma chance de clientes espontâneos .
Isso torna o Google uma das ferramentas de marketing mais importantes para empresas locais. Quanto melhor o posicionamento nos resultados da pesquisa local, maior o número de novos clientes em potencial que podem ser gerados por meio dos acessos no Google. O SEO local garante que essas boas colocações (rankings) sejam alcançadas.
O desafio: Cada vez mais empresas reconhecem a importância da busca local no Google e, por isso, investem na otimização de SEO local de seus sites . Isso torna a competição por uma boa colocação mais acirrada do que há alguns anos.
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Para que você também participe dessa corrida pelos primeiros lugares nos resultados de busca local, vou te dar 10 dicas valiosas e comprovadas de otimização de SEO local para melhorar seus rankings.
10 dicas para otimização de SEO local para classificações TOP nos resultados de pesquisa local
Basicamente, o SEO local é muito semelhante à otimização de mecanismo de pesquisa clássica. A classificação é determinada por fatores especiais de classificação ( onpage e offpage), bem como pela respectiva atualização do Google.
Mas aqui está uma lista das medidas mais eficazes que irão melhorar significativamente o seu SEO local:
Dica nº 1: Google Meu Negócio
Crie uma conta do Google Meu Negócio . A conta do Google Meu Negócio é extremamente importante. É nomeadamente o link para serviços conhecidos como: Google Maps, Google Street View e Google 3-Pack .
Na sua conta do Google Meu Negócio, você insere os detalhes principais da empresa, como NAP, tipo de empresa, uma breve descrição da empresa, fotos, horário de funcionamento etc.
Você também pode criar postagens gratuitas que podem ser anunciadas imediatamente, como promoções, eventos e ofertas atuais.
O Google obtém as informações necessárias da conta My Business, bem como avaliações, horários de abertura e fotos, e as exibe nos resultados de pesquisa local.
O único requisito para criar uma conta é uma conta do Google.
No vídeo a seguir, você pode ver como configurar uma conta do Google Meu Negócio.
Dica nº 2: NAP – dados da empresa
NAP significa Nome , Endereço , Número de Telefone .
Esta informação é crucial para o Google. É importante que esses dados da empresa tenham sempre a mesma aparência na sua conta do Google Meu Negócio, no seu próprio site e em todas as plataformas em que aparecem .
Por exemplo, se uma empresa fornece informações diferentes em sua página do Facebook e no site da empresa e na conta My Business, isso não é apenas irritante para o mecanismo de pesquisa, mas também para clientes em potencial.
É assim que os dados da empresa devem ser idealmente estruturados:
- Nome da empresa (seu nome + seu serviço +/ou sua localização)
- Endereço (importante, sempre a mesma grafia)
- Número de telefone (sempre o mesmo formato)
Também é importante não alterar o endereço com muita frequência. Isso pode levar a ser classificado como duvidoso pelo Google.
Dica #3: Otimização OnPage
O SEO local não difere da otimização de mecanismo de pesquisa “normal” em termos de otimização na página. No entanto, as consultas de pesquisa podem diferir significativamente das consultas de pesquisa nacionais. Portanto, você deve analisar e selecionar explicitamente as palavras-chave e os tópicos relevantes para a pesquisa regional .
As palavras-chave relevantes para o SEO local de uma empresa são identificadas por meio da análise de palavras-chave . Quais palavras-chave são pesquisadas com frequência na respectiva região? Quais frases de pesquisa são usadas? Estes também correspondem ao serviço oferecido?
Depois de pesquisar as palavras-chave relevantes, otimize sua página de destino para esses termos de pesquisa. (Veja também o ponto 9. Landing page por filial)
Dica #4: Mídia Social
Existem canais de mídia social associados à empresa? De seguida é de referir que estes também estão ativos e que existe interação com os fãs e seguidores . Isso envia sinais positivos para o mecanismo de pesquisa (por exemplo, reconhecimento da marca) e tem um efeito positivo no ranking.
Se nenhum conteúdo novo for postado no Facebook, Twitter, Instagram, TripAdvisor e companhia ou se não houver interação com seguidores e fãs, o sinal positivo para o Google é perdido e, portanto, o efeito positivo nas classificações no mecanismo de busca.
Portanto, é necessário considerar se os recursos estão disponíveis para o esforço a ser feito. Somente quando há tempo para operar ativamente os canais de mídia social ou os meios financeiros para que sejam operados por uma agência, esses canais são uma estratégia de marketing sensata em relação ao SEO local .
Dica nº 5: Citações locais
As citações locais, em alemão, diretórios locais, também desempenham um papel importante no SEO local. Por este motivo, uma empresa não deve prescindir de registos na lista de empresas .
Entradas em diretórios conhecidos e confiáveis, mas também tematicamente apropriados, também são relevantes. Se houver entradas em diretórios específicos do setor , essa é uma indicação importante para o Google.
De referir novamente que os dados introduzidos correspondem aos do site e outras plataformas.
Dica nº 6: schema.org – dados estruturados
Os dados estruturados ajudam o mecanismo de pesquisa a avaliar a relevância do site e atribuí-lo a consultas de pesquisa específicas. Os dados estruturados não são visíveis para os usuários do site porque são armazenados no código HTML.
A maioria dos dados estruturados para a Pesquisa Google usa a terminologia Schema.org. Com a ajuda do schema.org, os dados no site, como seus dados de contato ou horários de funcionamento, podem ser marcados para que possam ser melhor reconhecidos pelos mecanismos de pesquisa .
O Google recomenda usar o formato JSON-LD para dados estruturados sempre que possível. Convenientemente, já existem padrões que podem ser usados pelo Google ou pelo schema.org.
Mais sobre os benefícios dos dados estruturados .
Dica #7: Backlinks e Links Locais
Backlinks também são importantes fora da otimização do mecanismo de pesquisa local. Em contraste com o backlink “normal”, no entanto, o backlink relacionado localmente deve ser localmente relevante .
Esses links podem vir de blogueiros/influenciadores locais, de diretórios de empresas e negócios locais (Herold, Yelp, etc.) ou de canais de notícias locais, como câmaras associadas, fornecedores e varejistas.
É verdade que quanto mais menções e links externos de páginas tematicamente relevantes, melhor para o ranking.
Se você quiser saber mais sobre backlinks, leia nosso artigo Backlinks para Search Engine Optimization – Importância e como criá-los .
Dica nº 8: Comentários
Para a maioria dos consumidores de hoje, avaliações autênticas e pessoais são cruciais ao tomar uma decisão de compra.
Quem nunca leu as avaliações da Amazon ou de outros provedores online antes de tomar uma decisão de compra? Provavelmente o mínimo. Isso é especialmente verdadeiro para compras maiores.
Boas classificações ou críticas têm uma influência positiva no SEO local. O ditado “quanto mais, melhor” se aplica aqui.
Mas cuidado, se uma empresa tiver apenas classificações de cinco estrelas, isso pode ser uma indicação de classificações manipuladas. Não tem que ser, mas deve ser verificado com cuidado.
Como nossas avaliações no Proven Expert ou no Google. Temos mais de 120 avaliações no Proven Expert e mais de 80 avaliações no Google. Todos estes são comentários de 5 estrelas. Você pode conferir nossas análises aqui: Revisões comprovadas de especialistas .
A confiabilidade é um fator importante na aquisição de clientes e um fator de classificação igualmente importante.
Para obter um número médio de estrelas do Google, ele precisa de pelo menos seis classificações.
Como você consegue essas avaliações?
Ou você espera que eles sejam entregues pelos clientes (isso pode demorar um pouco) ou você os aborda ativamente e pede uma avaliação justa se eles estiverem satisfeitos com seu produto ou serviço.
Dica nº 9: Landing page por filial
Se for uma empresa com várias filiais ou lojas, ou seja, várias localizações, um único site não é suficiente. Nesse caso, faria sentido criar uma página de destino superior com links para as páginas de destino locais .
Para alcançar a melhor posição possível nos resultados da pesquisa local, uma página de destino separada deve ser criada para cada local individual. Deve-se garantir que as seguintes informações sejam incluídas na página de destino:
- Dados de localização na meta descrição, em subpáginas, cabeçalhos importantes, na URL e no corpo do texto
- mapa de localização, por exemplo B. integrando geolocalizações como o Google Maps
- Opções de contato, por exemplo B. com número de telefone ou formulário de contato
- Serviços ou produtos oferecidos no local
- Fotos para o local
- Descrição do local
- Apresentação da equipe do site
- Chamada para ação
- Botões de mídia social
Dica nº 10: Google 3-Pack ou Local Snack Pack – é aqui que você realmente ganha dinheiro
“Google 3-Pack” ou “ Local Snack Pack ” é a caixa abaixo dos anúncios pagos ( Google Ads ) e do mapa do Google (Google Maps) e acima dos resultados de busca orgânica.
Os 3 resultados que aparecem no Google Box também são os que recebem mais cliques nas buscas locais.
Imagine o seguinte:
Você está indo em uma viagem pela cidade em Berlim. É hora do almoço e você está com apetite para a culinária italiana.
Você tira o smartphone do bolso e digita a consulta de pesquisa “restaurante italiano” usando a função de voz ou o teclado.
Você verá os resultados da pesquisa em sua vizinhança imediata, com o Google Map e o Google 3-Pack na parte superior.
No pacote de 3 você pode ver os 3 (do ponto de vista do Google) resultados mais relevantes para sua consulta.
Se você clicar em um desses resultados, uma nova janela será aberta.
Aqui você pode por exemplo:
- Veja fotos do restaurante e tenha uma impressão visual
- Confira as avaliações
- Ligue e reserve uma vaga
- Deixe o planejador de rotas guiá-lo
- E muito mais (explicarei isso com mais detalhes em um artigo de blog separado)
Honestamente. Isso não é legal?
Legal para você, se você tiver apetite para pizza.
Legal para o dono do restaurante que serve a pizza.
E isso não é legal apenas para proprietários de restaurantes, mas para qualquer empresa que tenha presença local ou qualquer provedor de serviços local.
Portanto, a dica 10 é: Adicione todas as informações que você pode fornecer sobre sua empresa à sua conta do Google Meu Negócio e atualize-a regularmente. Em um dos próximos artigos do blog, explicarei quais outras opções o Google 3-Pack oferece.
Então.
Essas foram 10 dicas extremamente eficazes para otimização de mecanismo de pesquisa local do seu site. O pré-requisito para a eficácia das medidas é que a otimização básica do mecanismo de pesquisa (SEO técnico, UX, conteúdo valioso etc.) tenha sido realizada corretamente. Se for esse o caso, você logo notará uma melhora no seu ranking local com essas 9 dicas .
Você não tem os recursos de tempo necessários para fazer o SEO local do seu site sozinho? Ligue-nos ou envie-nos um e-mail: +43 1 353 2 353 | office@ithelps.at
Em uma consulta inicial gratuita, descobriremos o que podemos fazer por você e o quanto você pode se beneficiar da otimização de SEO local do site da sua empresa.
Conclusão sobre SEO local
Para as empresas que oferecem seus serviços localmente ou possuem lojas físicas, o SEO local é uma parte importante da otimização do mecanismo de pesquisa .
Como os smartphones estão presentes em grande parte do nosso dia a dia, é possível que o usuário tome conhecimento de serviços e/ou produtos em trânsito.
Não só os motores de busca devem ser considerados, mas também a otimização dos serviços de mapas. Se o site da sua empresa for otimizado para essas buscas locais, o usuário precisa apresentar o conteúdo mais relevante para sua busca. Então há uma grande chance desse usuário se tornar um cliente.
Do nosso ponto de vista, aqui estão os pontos mais importantes para um bom ranqueamento na busca local:
- Um site otimizado para consultas de pesquisa local (SEO local)
- Uma entrada elegante do Google Meu Negócio
- Outras entradas em diretórios relevantes para o setor
assim como
- Avaliações/críticas predominantemente positivas
perguntas frequentes
O que é SEO Local e por que ele é importante para o seu negócio?
O SEO local significa otimização de mecanismo de pesquisa local e é particularmente relevante se você administra uma empresa com localização física ou ofertas regionais. O SEO local torna seu site e sua empresa mais visíveis nos resultados de pesquisa quando clientes em potencial em sua área pesquisam o que você oferece. Isso aumenta a probabilidade de que essas pessoas se tornem seus clientes.
Como você pode otimizar seu perfil do Google Meu Negócio para SEO local?
Um perfil bem mantido do Google Meu Negócio é essencial para uma boa classificação local. Certifique-se de que todas as informações relevantes, como endereço, número de telefone, horário de funcionamento e uma descrição do seu negócio, sejam precisas e atualizadas. Além disso, use imagens de alta qualidade para representar visualmente sua empresa e coletar avaliações positivas de clientes satisfeitos.
Quais são os pontos-chave para obter uma boa classificação de pesquisa local?
Para uma boa classificação de pesquisa local, você deve ter um site otimizado para consultas de pesquisa local, manter um perfil bem mantido do Google Meu Negócio e criar entradas em diretórios relevantes do setor. Você também deve se esforçar para obter avaliações e críticas positivas dos clientes.
Como a otimização on-page no SEO local difere da otimização normal do mecanismo de pesquisa?
Os princípios básicos da otimização OnPage são mantidos com o SEO local, mas o foco deve ser mais em palavras-chave e tópicos locais relevantes. Com uma análise de palavras-chave, você deve identificar frases e termos de pesquisa locais que são pesquisados com frequência em sua região para integrá-los especificamente em seu site.
Como você pode projetar seu site de maneira ideal para dispositivos móveis e consultas de pesquisa local?
Com cada vez mais pesquisas provenientes de dispositivos móveis, é importante que seu site seja otimizado para computadores e dispositivos móveis. Preste atenção a um tempo de carregamento rápido, um design atraente e claro, bem como informações de contato claras e facilmente acessíveis para garantir a facilidade de uso para pesquisas locais também.