Recuperando-se quando uma atualização do algoritmo do Google chega

A Atualização de Conteúdo Útil do Google recentemente colocou o ciclo de atualização do Google de volta aos holofotes. No entanto, a realidade é que as atualizações do mecanismo de busca são parte da vida de um SEO. Todo ano, várias atualizações principais acontecem no ecossistema do Google.

O impacto de uma atualização do algoritmo do Google é difícil de prever. Algumas podem ter efeitos prejudiciais em um site, enquanto outras podem passar despercebidas por você.

Se você foi atingido por uma atualização recente do Google Core (ou não tem certeza se foi), você quer identificar o problema potencial e, se houver, consertar o problema. Mesmo que você não tenha tido um impacto catastrófico, uma leve queda no tráfego ou nos cliques pode ser a motivação perfeita para reavaliar suas  práticas de SEO no site e garantir que você esteja se preparando para suportar atualizações futuras.

Vamos ver se uma atualização do algoritmo principal impactou você negativamente. Então, consideraremos os passos que você pode tomar para restaurar a vida da sua mídia digital própria e recuperar sua presença na pesquisa do Google.

Fonte de reprodução: Youtube Rock Content Brasil

Você foi atingido por uma atualização do algoritmo do Google?

A primeira coisa que você quer identificar é que uma atualização do Google realmente impactou você. Aqui estão três passos a serem tomados:

Recuperando-se quando uma atualização do algoritmo do Google chega

Faça check-in no Google Search Console

GSC é o lado dos resultados de pesquisa da equação. Ele fornece insights sobre coisas como posição média de pesquisa, impressões e taxas de cliques.

Verifique os dados do GSC do seu site na data e por volta da data em que a última atualização foi lançada. Se você notar uma queda nas impressões, cliques ou posicionamento de resultados de pesquisa naquele momento, isso pode estar relacionado a uma atualização.

Nesse caso, revise seus  principais web vitals e certifique-se de que seu site esteja com bom desempenho. Além disso, procure por quaisquer  ações manuais que possam estar em sua conta. Elas ocorrem quando um revisor humano sinaliza um site por comportamento semelhante a spam. Quando isso acontecer, leia toda a descrição da ação manual e atualize completamente as páginas marcadas em seu site para resolver o problema.

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Dê uma olhada no Google Analytics

Depois de revisar o GSC, vá para o Google Analytics. É aqui que você pode encontrar dados relacionados ao comportamento do usuário, como dados demográficos, visualizações de página e taxas de rejeição.

Revise o mesmo período de tempo na atualização mais recente e em torno dela e compare-o com um período de tempo anterior à atualização. Você perdeu tráfego orgânico durante esse tempo? Alguma outra métrica saudável caiu? Se isso se alinha com uma diminuição no GSC, é provável que uma atualização tenha algo a ver com a crise.

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Identifique a amplitude do impacto

O último passo para identificar o problema é descobrir se o dano de SEO é em todo o site ou se está contido em um número selecionado de páginas. Observe os dados do GSC e do GA para ver se a diminuição na atividade relacionada ao mecanismo de busca está ocorrendo em uma página específica, um grupo de páginas ou em todo o seu site.

Comece com dados de nível de página no Google Analytics. Conforme você identifica páginas que são mais baixas, conduza consultas de coordenação no GSC para ver se você perdeu cliques. Compare essas pesquisas com datas alternativas que são razoavelmente removidas de uma atualização de algoritmo.

Depois de confirmar que você foi atingido por uma atualização de algoritmo e saber quais partes do seu site precisam de ajuda, é hora de agir.

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Etapas a serem seguidas após uma atualização de algoritmo ruim

Abaixo estão oito etapas diferentes que você pode seguir para ajudar seu site a se recuperar após uma experiência negativa com uma atualização de algoritmo.

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1. Pesquise a atualização

Certifique-se de entender o que o Google está tentando melhorar antes de fazer ajustes. Pesquise quais mudanças ocorreram na atualização que prejudicaram seu site. Normalmente, você pode encontrar esse tipo de informação em publicações imparciais do setor, como Search Engine Journal ou Search Engine Land, logo após uma atualização ser publicada.

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2. Revise as métricas

Depois de saber as áreas-alvo da atualização, revise suas principais métricas vitais da web novamente. Seu LCP (desempenho de carregamento) está abaixo de 2,5 segundos? A capacidade de resposta móvel do seu site é suave? Existem várias ferramentas que você pode usar para conduzir uma auditoria do seu site ao procurar por esses tipos de deficiências de desempenho do site, como SEMRush ou Ahrefs. Ou pode ser hora de trazer uma  agência de SEO para ajudar.

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3. Analisar páginas de acesso

Se uma atualização de algoritmo atingir certas áreas do seu site, revise a experiência da página para esses pontos problemáticos. Elas fornecem conteúdo útil que move uma conversa para frente? Elas são escritas para o usuário primeiro? Elas cobrem palavras-chave importantes para sua marca? Se sim, você pode otimizar novamente  o SEO técnico para essas páginas para um melhor SEO? Você pode limpar e melhorar o conteúdo para se alinhar com a atualização?

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4. Classificações de revisão

Onde seu site estava desfrutando de forte posicionamento SERP antes da atualização? Você caiu nas classificações de pesquisa em áreas que são importantes para gerar tráfego orgânico de qualidade para seu site? Se sim, considere se o conteúdo correlacionado aborda a consulta de pesquisa para a qual ele está classificado. Você pode ajustá-lo para atender melhor à intenção de pesquisa? Você pode atualizar e aprimorar o conteúdo para ser mais relevante?

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5. Ofereça conteúdo útil

Se você quer atrair seu público-alvo e nutrir leads, não crie simplesmente conteúdo promocional fofo que funcione no sistema. Ao revisar seu conteúdo, lembre-se de priorizar os usuários primeiro e os mecanismos de busca em segundo lugar. Junto com a resposta à intenção básica de busca, certifique-se de oferecer conteúdo de qualidade com valor único, insights genuínos e conclusões acionáveis ​​para seus leitores. Conteúdo não original ou de baixa qualidade não ajudará você a ter sucesso no atual ecossistema do Google.

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6. Reavalie a vinculação

Links são a rede da internet. Backlinks, em particular, são importantes, pois fornecem validação de terceiros de que seu site é importante e relevante. Se você tem poucos backlinks de qualidade, invista em uma boa estratégia de links que incorpore backlinks focados em SEO e  RP digital para reforçá-los por meio de menções, bylines e estratégias de backlinking semelhantes.

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7. Utilize UX

A experiência do usuário pode fazer ou quebrar um site. Se uma atualização principal prejudicar seu site em sua UX, tome medidas para melhorá-lo — para o bem do seu público-alvo, bem como para suas classificações de pesquisa. Interligue o conteúdo cuidadosamente. Facilite a navegação. Faça tudo o que puder para facilitar uma experiência online positiva.

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8. Atualize seu marketing de conteúdo

Por fim, dê um passo para trás e considere seu site de uma perspectiva de 10.000 pés. Seu conteúdo está focado em temas importantes que são relevantes para o setor em que você está? Você estava dando à sua estratégia de conteúdo uma quantidade saudável de atenção e investimento antes? Se não, reavalie e melhore seu fluxo de trabalho de conteúdo para garantir que seu conteúdo esteja satisfazendo as atualizações do Google e as necessidades do usuário do site daqui para frente.

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Recuperando (e se mantendo à frente) das atualizações de algoritmos

Se o seu site já estiver com dificuldades, use a lista de recomendações acima para voltar aos trilhos. Quando as coisas estiverem se movendo na direção certa novamente, tome medidas para manter seu conteúdo útil, de alta qualidade e otimizado o tempo todo.

Se você precisa de ajuda para transformar seu marketing digital ou quer reforçar seu site contra atualizações futuras, mas não tem certeza de quais medidas tomar,  entre em contato para uma sessão de estratégia gratuita . Juntos, podemos desenvolver um plano para manter sua empresa saudável e crescendo, não importa quais surpresas o Google lhe envie.

Fonte: https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2024/08/15/busca-do-google-comeca-a-liberar-respostas-feitas-por-ia-veja-como-funciona.ghtml

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