Personalizado vs. Pré-fabricado: Escolhendo a solução de videoconferência certa

A comunicação por vídeo abriu caminho em nossas vidas cotidianas – não há como escapar dela. Se você é um proprietário de produto que deseja adicionar videoconferência ao seu aplicativo, há muitas maneiras de fazer isso. Antigamente, era fácil: devo usar o Zoom ou o Teams? Desde então, o mercado cresceu imensamente, e várias técnicas para realmente integrar a videoconferência surgiram.

A seguir, focaremos em tecnologias incorporadas e ajudaremos você a ter uma visão geral das opções disponíveis. Nem todas elas atenderão às necessidades do seu negócio. Na verdade, pode ser melhor simplesmente iniciar o Zoom ou o Teams a partir da sua IU, o que é totalmente bom, mas pelo menos você tomará essa decisão conscientemente.

Fonte de reprodução: Youtube TekZoom

Onde a videoconferência pode ser incorporada

A videoconferência é muito popular, e inúmeros produtos SaaS poderiam se beneficiar ao entrar na onda e incorporar uma plataforma de videoconferência. Aqui estão apenas algumas ideias.

Ferramentas de gerenciamento de projetos:

  • Usado para organizar e planejar projetos, gerenciar recursos, monitorar o progresso, mitigar riscos e centralizar a documentação.
  • Pode se beneficiar de: videoconferência ao vivo, compartilhamento de tela, visualização de arquivos, gravação e transcrições.

Plataformas de tecnologia jurídica:

  • Usado para agilizar processos legais, melhorar o acesso a serviços, melhorar o gerenciamento de clientes e documentos e garantir a conformidade regulatória.
  • Pode se beneficiar de: videoconferência ao vivo, compartilhamento de tela E2EE, gravação e integração de calendário.

Software de gestão imobiliária:

  • Usado para otimizar os processos de gerenciamento de propriedades, facilitando listagens de propriedades, triagem de inquilinos, gerenciamento de arrendamentos, rastreamento de manutenção e relatórios financeiros.
  • Pode se beneficiar de: tours de videoconferência ao vivo, listas de participantes, mecanismos de agendamento e integração de CRM.

Sistemas de gestão de saúde:

  • Usado para otimizar processos clínicos e administrativos integrando registros de pacientes, agendamento de consultas, cobrança e conformidade regulatória.
  • Pode se beneficiar de: consultas por vídeo HD, E2EE, mecanismos de bloqueio, compartilhamento de tela e integração de EHR.

Sistemas de gestão de aprendizagem:

  • Usado para centralizar e agilizar a entrega, o rastreamento e o gerenciamento de conteúdo educacional, facilitando o aprendizado interativo, a avaliação e os relatórios.
  • Pode se beneficiar de: videoaulas em grupo, quadros brancos interativos, salas de descanso e enquetes.

Obviamente, esta lista não é exaustiva. Qualquer aplicativo SaaS vertical ou horizontal que já inclua algum elemento de comunicação pode ser modernizado com recursos de videoconferência.

Escolhendo a solução de videoconferência certa

Tipos de plataformas de videoconferência incorporadas

Há várias abordagens que você pode adotar ao considerar uma solução de videoconferência incorporada, mas tudo se resume a duas categorias principais.

Você pode construir tudo — ou grandes partes — você mesmo. Chamamos isso de abordagem personalizada. Essa abordagem lhe dá muita flexibilidade, mas vem com maiores custos financeiros e de tempo.

Ou você pode aproveitar uma plataforma embarcada que já tem muita funcionalidade incluída. Chamamos isso de abordagem pré-construída. Essa abordagem é mais rápida, mas você sacrifica um pouco de flexibilidade. Vamos nos aprofundar um pouco mais em ambos.

Escolhendo a solução de videoconferência certa

Compreendendo soluções de videoconferência personalizadas

Custom-built significa que você está efetivamente construindo sua solução de videoconferência incorporada do zero. Nós distinguimos entre duas variantes de custom-built:

Se você for extremamente corajoso e puder se dar ao luxo de dedicar alguns anos, você pode começar construindo seu próprio servidor de mídia. Exceto isso, você dará início à sua construção interna selecionando um servidor de mídia existente, como Janus, Jitsi ou Mediasoup, para citar alguns. Esses servidores de mídia de baixo nível fornecem a funcionalidade básica necessária para enviar e receber fluxos.

Você tem que construir toda a lógica colaborativa sozinho, no entanto. Você precisará escrever código frontend para capturar a webcam no navegador, envolvê-la em um stream, conectar-se ao servidor de mídia, enviar o stream para o servidor de mídia e, então, escrever lógica backend que instrua outros usuários onde eles podem encontrar o stream para visualizá-lo.

Depois, você precisa escrever código de criação e gerenciamento de salas, código de gerenciamento de largura de banda, código de dimensionamento, código de detecção e correção de erros e toda uma série de lógica de backend de baixo nível.

Depois de fazer isso, você pode adicionar recursos básicos relacionados a fluxo (por exemplo, silenciamento), seguidos por recursos básicos de conferência (por exemplo, layouts de blocos de vídeo). Agora, você tem uma videoconferência básica.

Se precisar de recursos colaborativos, como uma lista de participantes ou bate-papo, você também terá que criá-los.

Você entendeu. Você tem que construir tudo sozinho.

Escolhendo a solução de videoconferência certa

Construção personalizada usando um VPaaS de baixo nível

Em vez de começar com um servidor de mídia, você pode subir um nível e escolher um provedor de Vídeo como Plataforma (VPaaS) (por exemplo, Agora, Daily ou Twilio) como seu ponto de partida. Eles ainda são de baixo nível, mas eles o levam além do ponto em que você tem que se preocupar com a lógica básica de streaming de vídeo.

Você começa posicionando os elementos de vídeo na sua interface de usuário e, em seguida, escreve o código para coisas como silenciamento e outros controles básicos de transmissão.

Depois, você pode passar para uma lógica de aplicativo mais avançada (o cérebro do seu aplicativo), incluindo mecanismo de layout de vídeo, gerenciamento de funções de usuário, lógica de dimensionamento, etc.

E então – se o seu caso de uso exigir, você terá que criar recursos colaborativos, como lista de participantes, bate-papo, quadro branco, enquete, perguntas e respostas, etc.

Então, customizar (com ou sem um VPaaS de baixo nível) dá muito trabalho. O que você ganha é flexibilidade; você pode fazer o que quiser, mas precisa construir você mesmo.

Vantagens da construção personalizada

  • Flexibilidade total para implementar sua lógica e arquitetura principais.
  • Flexibilidade total para implementar recursos para o usuário final.
  • Controle total sobre a base de código.
  • Pode acomodar casos de uso altamente específicos ou complexos.

Limitações da construção personalizada

  • Altos custos de desenvolvimento de software, manutenção de software e infraestrutura.
  • É preciso desenvolver lógica de aplicativo principal + recursos básicos e avançados de conferência.
  • A equipe de desenvolvimento deve ser altamente competente.
  • Remove o foco do desenvolvimento em outras áreas do seu produto.
Escolhendo a solução de videoconferência certa

Compreendendo soluções de videoconferência pré-criadas

Soluções pré-construídas são efetivamente soluções VPaaS de nível superior (por exemplo, Digital Samba, Whereby ou Daily-Prebuilt). Pré-construídas significa que certas coisas que você teria que construir sozinho foram construídas para você. Decisões foram tomadas para você. Há uma ampla gama de soluções pré-construídas. Não é fácil classificá-las porque não estamos falando apenas de recursos que um usuário pode ver, mas também de decisões arquitetônicas e lógicas que foram tomadas pelo fornecedor ou plataforma.

Algumas soluções pré-construídas têm poucos recursos. Algumas soluções pré-construídas têm muitos recursos. Algumas tomam decisões com as quais você pode conviver, e algumas tomam decisões com as quais você não pode conviver (por exemplo, elas implementaram um layout de vídeo que simplesmente não funciona para você).

Soluções pré-construídas reduzem um pouco a flexibilidade, mas, em troca, oferecem um tempo de colocação no mercado mais rápido, juntamente com menores custos de desenvolvimento e manutenção.

Vantagens do pré-fabricado

  • Tempo rápido de colocação no mercado.
  • Menores custos de desenvolvimento (apenas a integração e manutenção da integração).
  • Mantenha o foco no desenvolvimento de outras áreas do seu produto SaaS.
  • Custos operacionais previsíveis (quando sua integração estiver concluída).

Limitações do pré-construído (em termos gerais)

  • Controle limitado/nenhum controle sobre as decisões do fornecedor.
  • Controle limitado/nenhum controle sobre o roteiro do fornecedor.
  • Nenhum controle sobre a base de código de videoconferência.
  • Pode não ter os recursos que você precisa.
  • Pode não ter um controle preciso.
Escolhendo a solução de videoconferência certa

A solução pré-construída que não é apenas uma solução pré-construída

Se você é novo no jogo e está inclinado a fazer customização, certifique-se de que esta é absolutamente a decisão certa para você. Como? Tire uma ou duas horas do seu dia para incorporar o Digital Samba, confira as decisões que tomamos e brinque com os recursos que oferecemos. O tempo que você gasta nisso é apenas um pontinho comparado ao tempo que você precisará para desenvolver algo customizado. Mas pelo menos você está tomando essa decisão com total confiança de que a pré-construção não é o caminho certo para você.

Se você já decidiu ir pré-construído, considere o Digital Samba como sua solução embarcada. Nossa empresa tem suas raízes em videoconferência autônoma, e passamos pelo processo meticuloso de criar um produto OTS personalizado do zero. É seguro dizer que conhecemos o personalizado e o pré-construído.

Com 20 anos de experiência, pegamos todos os recursos que você esperaria de um produto de videoconferência OTS e os reunimos em uma plataforma pré-construída altamente personalizável. Nossa perspectiva testada pelo tempo neste mercado nos permite tomar decisões pré-construídas inteligentes que são aplicáveis ​​a quase todos os casos de uso – provavelmente o seu também. Experimente!

Fonte: https://observatoriodosfamosos.com.br/colunas/gente/zoe-explica-as-ferramentas-e-integracoes-com-tecnologia-de-ia-para-videochamadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *