Até mesmo a melhor estratégia de marketing de conteúdo fracassará se você não tiver uma maneira de executá-la em alto nível. Você quer que cada pedaço de novo conteúdo se encaixe na sua estratégia. Ao mesmo tempo, você quer que ele ressoe com seu público-alvo e ajude você a atingir objetivos específicos.
Ao considerar questões de alto nível, como objetivos de marketing de conteúdo e os tipos de marketing de conteúdo que você usará para alcançá-los, você deve reservar um tempo para desenvolver modelos que transformem teoria em ação.
Vamos analisar o que é um modelo de estratégia de conteúdo, por que ele é tão importante e como você pode criar um.
Fonte de reprodução: Youtube Hyeser
O que é um modelo de estratégia de conteúdo?
Há muitos elementos diferentes de uma estratégia de conteúdo bem-sucedida. Você quer ter uma estrutura de estratégia de conteúdo abrangente em vigor. Isso ajuda você a ver tudo, desde suas metas e objetivos de marketing até os recursos de marketing de conteúdo que você tem disponíveis. Sua estratégia de conteúdo em si funciona como um roteiro, guiando você conforme você avança.
E um modelo de estratégia de conteúdo? Isso entra na equação com a execução real da sua criação de conteúdo.
Como o nome indica, um modelo de estratégia de marketing de conteúdo deve ser algo repetível. Ele deve servir como uma fórmula para cada parte individual de conteúdo que você cria para manter as coisas consistentes e no alvo conforme você avança.
Quais são os elementos de um bom modelo de estratégia de conteúdo?
Um modelo pode parecer simples na superfície. Mas lembre-se, estamos falando de um modelo de estratégia de conteúdo . Não apenas um modelo de conteúdo.
Este último pode ser uma estrutura de esboço simples ou um processo passo a passo para criar um infográfico ou um vídeo de “como fazer”.
Quando você introduz estratégia na imagem, seus modelos de conteúdo se tornam mais sofisticados. Junto com a criação de esboços estruturais básicos (coisas como comprimento do conteúdo, tamanho do parágrafo ou tom), você também quer incorporar elementos do panorama geral.
Como sua estratégia influencia cada parte do conteúdo que você cria? Quais palavras-chave são importantes para incluir? Quais CTAs importam em sua campanha de marketing atual?
Todos esses são elementos importantes que devem estar intimamente incorporados em cada modelo de estratégia de conteúdo que você criar.
Por que um modelo de estratégia de conteúdo é útil?
Juntos, os elementos estratégicos e práticos de um modelo de estratégia de conteúdo podem ajudar você a criar um plano de conteúdo repetível e de alta qualidade. Eles têm vários benefícios. Por exemplo, um bom modelo de estratégia de conteúdo pode:
- Ajudar você a estabelecer autoridade no setor por meio de uma demonstração completa de conhecimento especializado.
- Responda aos pontos problemáticos dos clientes em níveis macro e micro de detalhes.
- Alivie a pressão da sua equipe de atendimento ao cliente por meio de conteúdo de autoajuda eficaz.
- Gere leads de forma eficaz por meio de CTAs consistentes e bem pensados, intencionalmente incorporados ao seu conteúdo.
- Mantenha todo o seu conteúdo focado em KPIs claros e atualizados.
- Aumente a velocidade com que você pode planejar e executar a criação de conteúdo.
Os modelos de conteúdo ajudam a otimizar seu processo de criação de conteúdo e geram frutos tanto internamente quanto nas interações com o cliente.
Um exemplo de um modelo de estratégia de conteúdo
Um exemplo de tudo isso em ação é criar um modelo de pilar de conteúdo para seu site. Isso provavelmente se concentraria em um conteúdo primário de formato longo, com alguns milhares de palavras, e centrado na palavra-chave primária ou tópico específico do setor que você está abordando.
A partir daí, você pode construir peças de subpilares de tamanho médio que cubram tópicos tangenciais. Cada uma delas pode vir com seu próprio post de blog de apoio.
Conforme você desenvolve briefings e instruções de criação de conteúdo para cada peça, você pode manter a estratégia de pilar maior em mente. Você pode escolher palavras-chave, usar links internos e, geralmente, direcionar tudo o que você cria para um único tópico que aborda um ponto problemático ou necessidade do seu público.
Coletivamente, isso cria um modelo de estratégia de conteúdo que você pode repetir com cada pilar criado.
Como você cria um modelo de estratégia de conteúdo
Há muitos elementos diferentes de estratégia de conteúdo. Conteúdo de blog no site, marketing por e-mail, mídia social e inúmeros outros canais de comunicação podem desempenhar papéis críticos em cada campanha de marketing.
Então, como você desenvolve modelos de estratégia de conteúdo que combinam com cada uma das suas estratégias de marketing de conteúdo? Aqui estão alguns passos para ajudar você a começar.
- Comece com seus objetivos. Pense em seus objetivos de marketing atuais . O que você está tentando realizar? Quais benchmarks você precisa atingir ao longo do caminho? O que você precisa fazer para atingir seus objetivos? Não pule esta etapa . É o marco zero para desenvolver um modelo de estratégia de conteúdo eficaz.
- Determine seu cronograma. Com seu objetivo de conteúdo em mente, quanto tempo você tem para executar sua estratégia de conteúdo? Você precisa criar um calendário de conteúdo para ajudar a mantê-lo no caminho certo? Isso ajudará você a decidir a velocidade com a qual você precisa construir seu conteúdo.
- Pense no processo: como é a produção de conteúdo para você? É criar conteúdo editorial como um white paper ou filmar conteúdo visual como vídeos do TikTok ? Talvez seja ambos. Você precisa de um calendário editorial para ajudar a planejar ideias com meses de antecedência? Quem edita, aprova e publica cada parte do conteúdo? Você precisa responder a esses tipos de perguntas para colocar um modelo previsível em prática.
Depois de considerar seus recursos, membros da equipe, processos e, claro, suas metas, é hora de juntar tudo. Crie um modelo para conteúdo envolvente e eficaz que inclua todos esses fatores. A partir daí, você pode duplicar seu modelo sempre que criar uma nova estratégia de conteúdo.
Otimizando a estratégia de conteúdo com modelos
Grandes estratégias de marketing de conteúdo vêm da combinação de visão com consistência, e um modelo é a melhor maneira de “colocar as botas no chão” para fazer isso. Um bom modelo ajuda você a transformar pensamentos e objetivos em criação de conteúdo acionável. Ao mesmo tempo, ele mantém cada parte do conteúdo focada em seus objetivos de marketing digital.
À medida que você desenvolve cada estratégia de marketing de conteúdo, não presuma que ela se concretizará magicamente. Se precisar da ajuda de um especialista, considere trabalhar com uma equipe de conteúdo . Criar modelos de estratégia de conteúdo fornecerá a estrutura repetível necessária para o sucesso.
Jornalista e Redator do Concursos Brasil 2021