Grandes empresas fazem grandes planos. Elas também criam esquemas de marketing elaborados para colocar esses planos em ação.
É fácil para os proprietários de PMEs (pequenas e médias empresas) e suas equipes sentirem que um plano de marketing completo está fora de seu alcance. Embora eles possam não ter os recursos para enfrentar concorrentes maiores no mercado, isso torna o planejamento estratégico e a orientação dos esforços de marketing de pequenas empresas muito mais valiosos.
Vamos analisar o que significa criar planos de marketing para pequenas empresas, por que ter uma estratégia de marketing para pequenas empresas é tão importante para o sucesso e como sua empresa pode criar seu próprio plano mestre de marketing.
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O que são planos de marketing para pequenas empresas?
Um plano de marketing, em seu nível mais fundamental, é uma série de passos que você pode tomar para promover sua marca e seus produtos e serviços aos consumidores. Em outras palavras, um plano de marketing não é sua atividade de marketing real. É a estratégia ou diretrizes que você cria para colocar essas iniciativas em movimento.
No contexto de planos de marketing para pequenas empresas, isso pode incluir qualquer coisa, desde criar um site até elaborar uma campanha de gotejamento de e-mail, elaborar uma campanha de marketing de mídia social, construir credibilidade por meio de RP digital e muito mais. Um plano de marketing para pequenas empresas pega os recursos limitados de uma pequena empresa e considera como essa entidade pode efetivamente atingir seu público-alvo com seu marketing.
Por que os planos de marketing são importantes para pequenas empresas?
Entender o objetivo de um plano de marketing é a parte fácil. Para uma equipe de pequena empresa com tempo e recursos finitos, justificar o investimento em um plano de marketing é onde as coisas podem emperrar.
É tentador redirecionar os esforços da sua equipe para atividades com resultados mais imediatos ou tangíveis, como vendas ou desenvolvimento de produtos. Quando você dedica um tempo para investir em um plano de marketing genuinamente orientado para o crescimento , no entanto, você pode fornecer um modelo de crescimento de longo prazo que você simplesmente não pode recriar por meio de outras áreas de atividade empresarial.
O objetivo de um plano de marketing é criar parâmetros básicos, como um cronograma e orçamento de marketing, que ajudam você a otimizar seus recursos promocionais. Desenvolver o plano em si pode exigir algum investimento extra, mas os benefícios valem a pena.
Ao planejar com antecedência, você se dá a oportunidade de considerar todas as suas opções de marketing. Isso também permite que você estabeleça ou revisite fatores-chave, como seu público-alvo, principais pontos de venda e sua concorrência. A partir daí, você pode decidir quais atividades de marketing são mais econômicas e benéficas para sua marca, bem como a ordem em que você precisa executá-las.
Por exemplo, um plano de marketing pode revelar que pagar por anúncios PPC (pagamento por clique) contínuos é exorbitante e caro a longo prazo. Ele também pode revelar que o dinheiro economizado ao cortar seus anúncios PPC pela metade permite que você invista em uma estratégia de marketing de conteúdo. A partir daí, você pode traçar as etapas necessárias para gerar, otimizar e promover esse conteúdo (veja a próxima seção) como uma maneira eficaz de colocar seu marketing em movimento.
Os planos de marketing para pequenas empresas também permitem que você avalie o ROI dos seus investimentos em marketing ao longo do tempo. Isso lhe dá a capacidade de fazer ajustes e maximizar os resultados à medida que avança. Também o libera para ser mais criativo em sua abordagem de longo prazo ao marketing, aproveitando sucessos passados que, de outra forma, você talvez não conhecesse.
O que você deve incluir nos planos de marketing para pequenas empresas?
Se você está convencido do conceito de desenvolver um plano de marketing para sua pequena empresa, mas não tem certeza de onde começar, você veio ao lugar certo. Na seção a seguir, vamos detalhar
faça uma análise passo a passo de como você pode transformar suas ambições de marketing em um plano de ação sólido que pode orientá-lo.
Defina seus objetivos
É fácil pular esta etapa, mas acredite em nós, você não quer fazer isso. A maioria dos donos de pequenas empresas acha que conhece seus objetivos de marketing — e, em certo sentido, isso é verdade. Como um executivo envolvido de uma empresa menor, você provavelmente tem o dedo no pulso da sua organização mais do que a maioria dos líderes.
Mas essa proximidade com as operações e atividades diárias também pode tornar fácil obscurecer as coisas do panorama geral às vezes. Antes de estabelecer seu plano de marketing, reserve um minuto para recuar.
O que você está tentando realizar com seu marketing no próximo ano? E nos próximos cinco anos? Você quer gerar receita? Construir reconhecimento de marca? Aumentar a visibilidade online? Estimular crescimento de longo prazo?
Cada meta está relacionada ao seu marketing, mas as diferenças são importantes. Coloque cada meta de marketing específica em prática antes de elaborar seu plano.
Identifique seu público
Seu público-alvo deve ser o ponto focal central de toda a sua operação. Ao desenvolver produtos, você deve considerar a quem eles atendem. Ao trazê-los ao mercado, você quer considerar como comunicar a um grupo seleto de consumidores que eles estão disponíveis para resolver seus problemas.
Certifique-se de ter uma persona de comprador em vigor que reflita precisamente para quem você está tentando comercializar e quais são seus pontos fracos. Se você já considerou como é sua base de clientes, use esta etapa para revisar esses dados e garantir que eles sejam informados por pesquisas de mercado atualizadas.
Considere os recursos e a concorrência
Como etapa final para preparar o cenário para seu planejamento, revise quais recursos você tem disponíveis. Como uma pequena empresa, você tem uma equipe de marketing ou essa responsabilidade se sobrepõe a outros funcionários (ou a você mesmo)? Quanto tempo você tem para investir em marketing? Qual é seu orçamento de marketing? Quais ativos você já tem, como um CRM ou ferramentas de marketing de mídia social?
Além disso, considere conduzir uma nova rodada de análise competitiva. Você provavelmente fez isso quando estava elaborando seu plano de negócios. Volte e observe como seus concorrentes estão se promovendo para seu público-alvo. Observe os prós e contras de seus esforços.
Identifique as táticas de marketing que você pode usar
Agora vem a mágica do marketing. Depois de considerar seus objetivos, público-alvo, recursos e concorrência, é hora de juntar tudo.
Considere as táticas de marketing que você tem disponíveis e quais atendem melhor às suas necessidades atuais de marketing. Então, teça essas ideias de marketing em um plano que considere recursos e cronogramas. Algumas táticas comuns de marketing que funcionam bem para pequenas empresas incluem:
- Crie um site forte : este se tornará sua presença online central e um lugar para hospedar seus blogs, conteúdo gerado pelo usuário, landing pages e outros conteúdos de marketing.
- Otimizando seu site : SEO é importante. Otimizar seu site com frases de palavras-chave de cauda longa, links e SEO técnico (pense em metadados, compatibilidade com dispositivos móveis, etc.) é uma maneira poderosa de maximizar seus esforços de criação de conteúdo.
- Crie marketing off-site : Crie uma presença nas mídias sociais usando plataformas que seu público-alvo prefere. Alimente o marketing por e-mail também, incluindo campanhas de gotejamento, boletins informativos e anúncios direcionados.
- Organize leads em um CRM : Como proprietário de uma pequena empresa, você quer se manter organizado. Quando seu marketing começar a ganhar força, tenha uma plataforma de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) pronta para manter as coisas organizadas e sob controle.
Lembre-se, você é uma pequena empresa com recursos de marketing limitados. Considere qual tática é particularmente relevante para sua marca no momento e invista nessas áreas primeiro.
Estabeleça métricas de sucesso e ciclos de feedback
Por fim, considere como você rastreará seu marketing ao longo do tempo. Use ferramentas como o Google Analytics 4 para manter o controle sobre métricas de marketing importantes, como classificação para palavras-chave da marca, medição de tráfego orgânico e rastreamento de conversões.
Além disso, peça feedback de clientes e membros da equipe e então use essas informações para aprimorar suas atividades de marketing daqui para frente. Se você não tem certeza de como adaptar seu plano (ou criar um em primeiro lugar), considere trabalhar com uma agência de marketing de crescimento que pode trazer um grau de experiência e conhecimento com boa relação custo-benefício para suportar as iniciativas de marketing da sua marca.
Construindo Planos Mestres de Marketing para Pequenas Empresas
Como uma pequena empresa, você pode ter tempo, dinheiro e ferramentas limitados para trabalhar. No entanto, isso não significa que investir em um plano de marketing não valha a pena.
Pelo contrário, criar uma estratégia de marketing eficaz ajuda você a garantir que cada grama de recursos que você investe na promoção do seu negócio tenha um propósito. Isso lhe dá a melhor chance de desencadear um crescimento genuíno e mensurável, o que pode permitir que você crie orçamentos, planos e estratégias de marketing maiores no futuro.
Jornalista e Redator do Concursos Brasil 2021